Mobilização Social – Atividade extra com a turma de Angatuba

“MOBILIZAÇÃO SOCIAL”

Objetivo: Planejar e realizar uma campanha de uma semana sobre a mudança do código florestal.

Conteúdo:

  • Código Florestal (definição, importância e contexto);
  • Prós e contras da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte;
  • Desenvolvimento Humano.

Metodologia: O dia começa melhor com um bom dia musical e a turma toda é envolvida em uma dinâmica ao som da percussão. Após o momento de integração, relembramos os acordos de convivência, com destaque na colaboração com as atividades.

Então a turma é dividida em dois grupos, os grupos farão um leitura coletiva de um texto com as principais informações sobre o Código Florestal. Após a leitura todos se reúnem para discutir com a turma toda a problemática de mudança da legislação. O objetivo dessa discussão é pensar em possíveis ações a serem realizadas para esclarecer o risco da mudança do código florestal em uma semana, então a turma escolhe algumas formas de ação (abaixo assinado, palestra nas escolas, escrever para as autoridades, etc). Essa lista de ações é guardada então para um segundo momento.

Após essa discussão a turma é dividida em quatro subgrupos e cada grupo forma uma roda, com um indivíduo no meio, o grupo vai simular as etapas de lavagem de uma máquina de lavar. Essa dinâmica serve para ativar e animar as pessoas, pois passa um de cada vez pela roda/máquina de lavar, depois de girar, chacoalhar, balançar e levantar o educando ele se sente mais fluente e energizado. Então nesse clima de animação os dois grupos grandes se formam de novo e cada um recebe um texto sobre a construção da Usina de Belo Monte. Dessa vez um grupo será a favor e o outro grupo será contra criando um debate sobre os pontos de vista. Para que a discussão possa fluir melhor, cada grupo elabora seus argumentos e escolhe um advogado e um acessor que serão intermediados por um júri em tribunal pedagógico!

Após duas rodadas de defesas e acusações, o júri pede recesso para que o grupo que é contra troque de posição com o grupo que é a favor da construção da Hidrelétrica. Então prossegue o julgamento. Essa metodologia se mostrou bem eficiente, pois a turma representou opiniões fortes com bons argumentos e a inversão de papéis nos grupos também fez com que todos pudessem enxergar dos dois lados.

Depois desse entrosamento maior entre os grupos, retomamos a lista de ações para a campanha de alerta sobre o código florestal.

Então todos juntos planejam a campanha montando a estratégia e dividindo funções.

A atividade se encerrou com uma avaliação coletiva e um grande abraço de despedida.

Materiais: Textos sobre os temas trabalhados, acessórios para o júri e para os advogados e instrumentos musicais.

Duração: 2h 20m.

Obs.: Essa foi uma atividade extra realizada apenas com a turma de Angatuba, ela aconteceu para que desse o tempo da turma de Itatinga alcançar o mesmo numero de oficinas e ficarem alinhados ao conteúdo para o I Intercâmbio Sócio Ambiental.

 

Deixe um comentário